Nesse artigo iremos aprender:

Os aplicativos para empresas trazem benefícios para qualquer negócio? Independente do tamanho da minha empresa devo ter um aplicativo? Devo gastar dinheiro desenvolvendo um aplicativo se já tenho um site?

Se essas são dúvidas frequentes para você, leia nosso artigo até o final. Aqui sinalizamos e listamos uma série de benefícios dos aplicativos para empresas. 

Se você não possui um aplicativo móvel para sua organização, isso significa que você está perdendo uma oportunidade de capitalizar o crescente número de usuários presentes nos smartphones. 

Além disso, os aplicativos móveis aprimoram a experiência da base de clientes existente. Como resultado, isso pode levar ao lucro do seu negócio. Difícil de acreditar? Confira as vantagens que os aplicativos podem promover nas empresas. 

1. Disponibilidade: Esteja sempre presente para seus clientes

O atendimento ao cliente pode acontecer de várias formas, presencial ou à distância através de canais de comunicação online. Existem mais de 2,6 bilhões de usuários com smartphones que interagem com a sua empresa o tempo todo. E os aplicativos para empresas surgiram para modificar a forma como uma empresa se relaciona com seus públicos. 

O fato de um usuário ter à sua disposição um aplicativo e poder optar por um serviço ou produto a um toque dos dedos, além de tirar todas suas dúvidas com praticidade, faz total diferença para um cliente. 

A maioria das empresas vê os aplicativos móveis como um meio para melhorar a satisfação do cliente no atendimento. Isso porque não importa a hora do dia, ele poderá baixar seu aplicativo e obter informações úteis sobre seus produtos e serviços. 

Além disso, os usuários podem até comprar seu produto, se quiserem. Eles não precisam esperar o horário comercial para isso. O atendimento ao cliente deve ser uma de suas prioridades, e os aplicativos móveis são a resposta para encantar clientes e melhorar seus índices de satisfação.

2. Marketing: desenvolva um canal de marketing direto

Os aplicativos para empresas fornecem várias funções, como informações gerais sobre sua empresa, produtos e serviços, formulários, preços, recursos de pesquisa, feeds de notícias, mensagens, contas de usuário etc. 

Dentre todos os benefícios de ter um aplicativo móvel, um dos maiores é a possibilidade de personalização. Você poderá escolher o tipo de informação que deixará disponível para os clientes.

Se você oferecer um serviço, pode até mesmo deixar os termos de aceite, contrato, tudo disponível para download para as pessoas se informarem por conta própria, sem a necessidade de falar com um atendente. Você também pode embutir no app um chatbot para respostas rápidas e orientações para clientes. 

Com a ajuda de notificações por push, você pode se aproximar ainda mais da comunicação direta. Portanto, é possível lembrar os clientes sobre seus serviços e produtos sempre que fizer sentido.

3. Prioridade: dê valor aos seus clientes

Se você deseja melhorar a interação e engajamento dos usuários com sua empresa, precisa atribuir a eles um nível de valor.

Depois que você começou a estabelecer essa troca, eles certamente não sentirão a necessidade de buscar outras empresas. Então, agora a questão é como você pode dar mais valor aos seus usuários? Você pode planejar um programa de fidelidade, para que eles se envolvam ainda mais com seus serviços e produtos.

Várias organizações usam seus aplicativos móveis para oferecer recompensas aos assinantes. Isso motiva os usuários a comprar seus serviços ou produtos. Caso você já tenha esse programa; é possível integrá-lo ao aplicativo móvel.

4. Visibilidade: fortaleça sua marca e aumente o reconhecimento

Um aplicativo para dispositivos móveis é semelhante a um outdoor em branco. Como já comentei mais acima, o app pode ser completamente personalizável: clean, mais funcional, informativo ou chamativo. Você irá estabelecer o layout, funcionalidades e informações de acordo com suas intenções e estratégias comerciais. 

A única coisa que você não deve deixar de lado é colocar funcionalidades que sejam realmente úteis para os usuários. Quanto mais prático um aplicativo, mais bem aceito ele será pelo seu público. 

Quanto mais você se concentrar no envolvimento dos clientes, mais cedo eles serão convencidos a comprar seus serviços ou produtos e, com o tempo, isso trará mais reconhecimento da sua marca.

5. Interação: melhore o envolvimento do cliente

Independentemente do que você esteja vendendo, os usuários precisam de um método para entrar em contato com você. Com a ajuda de um recurso de suporte técnico, seu aplicativo pode fazer a diferença na forma como você interage com seus clientes.

Você deve ter notado que a maioria dos clientes prefere se comunicar com você por telefone ou mensagem de texto. Isso acontece porque na maior parte do tempo eles estão ocupados e querem resolver as coisas rápido. 

O atendimento via e-mail também é igualmente importante para o seu negócio e não deve ser deixado de lado pelo aplicativo. Saiba mais!

6. Exclusividade: ofereça algo pronto para uso

A tecnologia impactou quase todas as seções da nossa vida, e nas empresas isso não é exceção. Quase todo mundo já usou aplicativos móveis uma vez na vida, alguns usam todos os dias. No entanto, apesar da conscientização, o desenvolvimento deles ainda é raro, principalmente em pequenas empresas.

Porém, independente do tamanho da sua empresa, ter um app pode ser muito benéfico para aumentar suas vendas e melhorar relacionamento. Você já pensou que um aplicativo pode ser útil tanto para estreitar relacionamento com seus clientes, fazer reservas e agendamentos de serviços, oferecer suporte, mas também pode ser útil para seus colaboradores? 

Se você tem uma oficina mecânica, por exemplo, pode desenvolver um aplicativo para facilitar o trabalho da sua equipe, implementando um checklist de serviços para os mecânicos, o que aumentará sua produtividade. Essa é uma das inúmeras possibilidades e benefícios que os aplicativos para empresas podem fazer.

7. Lealdade: seja fiel aos seus clientes

Com tanto apelo visual e sonoro bombardeando os clientes, como promoções nas redes sociais, banners, anúncios, emails marketing, folhetos, site, cupons, você pode acabar confundindo seu cliente. O app é uma excelente oportunidade para estabelecer uma associação autêntica e menos fria com seus clientes. 

Além disso, tente torná-los um admirador e seguidor da sua marca, bem como dos serviços. Não estou dizendo que um aplicativo móvel  é a única coisa que você deve fazer na sua empresa, até porque existem inúmeras outras ferramentas de automação de marketing no atendimento que também contribuem e são importantes. No entanto, pode ser um método eficaz para permanecer mais próximo de seus clientes.

Benefícios adicionais

Espero que a maioria de vocês que nos acompanhou na leitura até aqui já esteja convencido da importância dos aplicativos para empresas. No entanto, é possível que alguns de vocês ainda pensem que é um investimento supérfluo. 

Portanto, antes de mencionar as vantagens extras de aplicativos para dispositivos móveis, gostaria de dizer que, se você tem um negócio, deve estar sempre à frente incorporando tendências de marketing e comunicação para dentro do seu negócio.

Não tem como você ter plena certeza de como um cliente irá reagir a um novo produto ou serviço, por mais que você realize inúmeras pesquisas de mercado. O mesmo vale para aplicativos móveis. Se você quer manter sua empresa competitiva no mercado, você deve investir em diferentes ações para manter a lucratividade estável, mesmo em meio a crises. 

Além dos pontos mencionados acima, ainda existem muitos motivos para adotar uma estratégia de desenvolvimento de aplicativos móveis para incentivar a satisfação do cliente.

  • Seu aplicativo móvel pode informar os usuários sobre novos produtos e ofertas.
  • Ele ajuda sua empresa a coletar informações importantes do seu público.
  • Permite a sincronização do email dos usuários, bem como das contas de mídia social.
  • Se você desenvolver seu aplicativo para celular adequadamente, poderá receber inúmeras análises sobre como as pessoas interagem com seu aplicativo. 

Atualmente, os aplicativos estão, como nunca antes, fornecendo aos seus fabricantes dados de localização de seus clientes. Se você conseguiu implementar isso de alguma forma em seus negócios, poderá perceber quando e onde as pessoas adquiriram seus produtos e isso facilitará a criação de estratégias.

Quando você finalmente decide criar seu aplicativo, ele pode simplesmente começar como um gateway para escolhas semelhantes que você disponibilizou no site da sua empresa.

No entanto, ele tem espaço para se desenvolver ainda mais. Caso sua empresa continue trabalhando sem essa utilidade, você pode ficar alheio a esses dados. Além disso, seus concorrentes podem facilmente tirar vantagem e deixar você para trás.

Considerações finais: aplicativos móveis são a necessidade da hora

Ter um site responsivo e atrativo é o primeiro passo, uma vez que é por lá que você poderá fazer as pessoas baixarem seu aplicativo. Para criar o engajamento, permita que os usuários utilizem o máximo de recursos disponíveis e se familiarizem com tudo que você oferece. 

Depois de criar a lealdade à marca, aumente seu alcance nas redes e ofereça uma experiência de compra personalizada. Em suma, é vital definir prioridades. Aplicativos móveis colocam sua empresa na frente de seus clientes. Portanto, seu desenvolvimento e marketing adequados são muito necessários.

O que achou dessas informações? Você já pensou em desenvolver um aplicativo para sua empresa? Consulte-nos para orçamento e entre em contato

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *