Nesse artigo iremos aprender:

A maioria das empresas ainda funciona presencialmente, com os funcionários trabalhando um ao lado do outro. Porém, em tempos de crise na saúde pública e com o crescimento dos casos de contaminação do coronavírus no Brasil, a orientação é adotar o trabalho remoto.

Por medida de segurança e responsabilidade social, boa parte dos funcionários de empresas de diferentes setores passaram a trabalhar de casa, de um dia para o outro.

A previsão é de que o home office seja adotado por uma ou duas semanas ou até haver uma estabilidade no controle do coronavírus.

Com essa mudança, muitos colaboradores que nunca trabalharam remotamente estão tendo de se adaptar a uma nova realidade. Confira algumas dicas que podem ajudar nesse momento!

Ofereça uma infraestrutura adequada

Para realização do trabalho remoto é importante ter uma infraestrutura de telecomunicação adequada para permitir que o trabalho aconteça sem maiores problemas. Ter uma automação de processos bem estruturada na sua empresa também facilita muito o trabalho à distância. 

Quanto mais automatizado forem seus processos, mais agilidade e produtividade você ganha. Com isso, sua empresa e sua equipe ficam preparadas para desenvolver suas atividades de qualquer lugar, sem obstáculos. 

Organize uma rotina

É indispensável ter uma rotina fixa de trabalho para manter o foco. Divida o trabalho por horários do dia, separando a manhã para uma atividade e a tarde para outra, assim por diante. Evite a dispersão para não perder a produtividade ao longo do dia.

Trabalhe em um local tranquilo

O ideal é procurar um cômodo tranquilo dentro da sua casa. Se você morar com outras pessoas, o mais indicado é se isolar para não se distrair com os ruídos e conversas paralelas. Coloque uma música e se concentre nas suas atividades. O mindset de trabalho é muito importante. Cada um tem uma forma diferente de trabalhar, que prefere e que produz mais. Busque qual a sua e se conecte com isso. 

Separe um tempo para relaxar

Obviamente é importante também ter um tempo para descansar. Além de fazer seu horário de almoço normalmente, procure tirar pausa de 10 minutos para se alongar e espairecer a mente.

Mantenha o time unido

Mesmo à distância, é importante manter toda a equipe trabalhando junta e sincronizada. Facilite a comunicação através de ferramentas de organização e planejamento de atividades coletiva, bem como chats e aplicativos para trocas de mensagens instantâneas. 

Se você tiver um aplicativo próprio na sua empresa, isso pode facilitar muito a centralização de atividades e comunicação interna. 

Realize reuniões online

As reuniões são indispensáveis para alinhar tarefas e estabelecer prioridades dos projetos. O líder deve ter aptidão para orientar toda a equipe à distância, organizar videoconferência uma vez ao dia ou, pelo menos, uma vez por semana para saber sobre o andamento do trabalho, pendências e possíveis problemas. 

Conclusão

Qualquer processo de mudança no trabalho exige tempo de adaptação, além dos desafios. A preocupação com a saúde e a incerteza do cenário futuro podem atrapalhar. 

Por isso, é também importante manter o lado emocional equilibrado. Evite procurar informações sobre o COVID-19 o tempo todo, se desligue um pouco das informações para conseguir se dedicar ao trabalho e reserve um tempo para cuidar de si mesmo e fazer atividades que goste.

Como a sua empresa está se organizando nesse cenário? Deixe um comentário!

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *