marketing jurídico

Desenvolver um plano de marketing digital para um advogado ou escritório de advocacia requer cuidados e adaptações especiais que tem tudo a ver com o marketing jurídico.

De um lado, temos o perfil sóbrio e tradicional comumente associado aos profissionais do Direito; de outro, temos o marketing digital, que preza por ser acessível e descomplicado. E, no meio, temos a OAB, que traça diretrizes muito específicas para a publicidade da advocacia.

Como equilibrar essas realidades? 

Neste texto, você vai conhecer as ferramentas de marketing digital mais eficientes para o marketing jurídico, levando em consideração os resultados e as diretrizes da publicidade permitida pelo Código de Ética da OAB.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo deve ser o carro-chefe de um plano de marketing jurídico.

Advogados sempre foram conhecidos como formadores de opinião, referências de credibilidade e conhecimento. O marketing de conteúdo nada mais faz que trazer isto para o ambiente virtual.

Além disso, é a estratégia mais harmônica com a publicidade permitida pela OAB, pois tem natureza informativa e não usa de gatilhos de captação de clientela ou oferecimento de serviços.

Produzindo conteúdo informativo, o advogado demonstra a sua expertise no assunto e firma-se como referência.

Dessa forma, o cliente associará o nome e imagem do advogado ou escritório ao referido tema, e saberá a quem procurar quando tiver problemas dessa natureza.

É também uma forma mais natural de tornar-se conhecido, pois a maior parte do tráfego dos conteúdos jurídicos vêm da pesquisa que o próprio usuário faz no Google.

Assim, não é precisa forçar sua presença perante o cliente: é ele quem vai ao encontro do advogado.

SEO

Os mecanismos de SEO (Search Engine Optimization) devem ser um complemento para o marketing de conteúdo e todas as outras estratégias de marketing jurídico.

Afinal, o SEO diz respeito à principal forma de comunicação responsável por conectar usuários e advogados na Internet: a comunicação textual.

Otimizar o conteúdo textual do seu site, blog, landing page ou seus posts segundo as regras de SEO significa adaptá-los para tornarem-nos mais fáceis de serem encontrados.

Para isto, existem algumas técnicas de palavras e expressões a serem priorizadas ou evitadas, além de dicas que facilitam ao advogado ser encontrado em mecanismos de busca como o Google.

Porém, é muito importante que o SEO leve em consideração a linguagem que o cliente fala, e não necessariamente a linguagem jurídica que os advogados adotam em suas petições.

Automação de marketing

Vários advogados fazem uso de softwares que automatizam funções técnicas do seu trabalho, como ferramentas de gestão de processos, envio de documentos, entre outras.

Essa automação também pode ser feita com o marketing digital, sobrando tempo para o advogado e sua equipe se dedicarem às atividades nas quais sua atuação pessoal é de fato indispensável – sobretudo o atendimento ao cliente e a produção intelectual.

Na automação de marketing jurídico, as etapas de uma estratégia de inbound marketing são executadas por um software, que monitorará a etapa em que o cliente se encontra no funil de vendas, e disparará os demais conteúdos de forma programada.

Geomarketing

Apesar de muitos escritórios de advocacia terem estrutura para atender clientes em todo o Brasil e até fora do Brasil, por meio de filiais, correspondentes jurídicos ou atendimento online, a proximidade geográfica ainda desempenha um papel muito importante para o cliente que está escolhendo um advogado.

A advocacia lida com aspectos muito pessoais da vida das pessoas. Em muitos casos, a presença física do advogado é essencial, principalmente para audiências, e também negociações ou reuniões nas quais é preciso discutir assuntos íntimos.

Por isso, é importante que os clientes saibam quais advogados estão mais perto dele.

O geomarketing usa a localização do público-alvo como premissa para a elaboração das estratégias de marketing que serão usadas.

Apesar de ser uma estratégia poderosa, é preciso ser usada com cuidado para que o direcionamento para uma determinada região não seja considerada captação de clientela, o que é proibido pelo Código de Ética da OAB.

Ademais, informações sobre a localização dos usuários só podem usadas quando obtidas de forma lícita e consentida.

Inbound marketing jurídico

O inbound marketing jurídico é, comprovadamente, a vertente do marketing digital que consegue os melhores resultados dentro das possibilidades que o Código de Ética da OAB oferece.

Ela estabelece a gestão do ciclo de vida do cliente, da fase SUSPCET até a fase de RECONQUISTA de um ex-cliente. É uma evolução e um segundo passo para o desenvolvimento do Ciclo de Marketing Digital. Depois de toda a estrutura e estratégias implementadas, iniciamos a gestão de conteúdo com o público-alvo, gerando links de fora para dentro do site e do blog.

Essa estratégia oferece diversos benefícios e tem como principais objetivos:

Atrair leads: com essa estratégia você pode atrair pessoas interessados em seus serviços ou produtos.

Nutrir leads: você será capaz de oferecer mais informações sobre sua atividade e criar um relacionamento mais sólido e à longo prazo com o seu público. Neste momento você trabalha a reputação do seu negócio, consolida sua marca e cria desejo de compra.

Venda: neste momento você começa efetivamente a lucrar com suas estratégias.

Retenção: aqui é o momento de fidelizar os clientes através de conteúdos relevantes.

Reconquistar: nesta fase é o momento ideal para criar ações para atrair clientes antigos para que lembrem da sua marca e façam uma nova compra.

Para saber mais detalhes sobre este sistema e estratégia veja o infográfico abaixo ou leia este artigo.

Guestpost produzido por Alexandre de Souza Teixeira – Head e Sócio Fundador da In Company e especialistaem marketing jurídico há 14 anos.
41.3362-1330 / 41. 99689-2980
alexandre@incompanypr.com.br
www.incompanypr.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *