Nesse artigo iremos aprender:

CRM

Quando o uso de CRM em empresas é discutido, seus principais usos estão atrelados aos departamentos de Vendas, Comercial e Financeiro. No entanto, é interessante destacar que o CRM pode ser uma ferramenta de grande valia, também, para a área de Marketing.

Integrar o CRM aos times de Comunicação e Marketing pode trazer resultados surpreendentes, como uma comunicação mais assertiva, análise inteligente de dados e criação de estratégias certeiras.

Em nosso artigo você conhecerá alguns dos motivos que fazem do CRM uma solução imprescindível para sua estratégia de Marketing.

Quer saber mais? Leia o artigo até o final!

O que é um CRM?

Sigla para Customer Relationship Management – em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente – o CRM é um conjunto de softwares, métodos e processos capazes de elevar a qualidade e lucratividade da empresa através de fidelização do relacionamento com o cliente, bem como do amadurecimento do processo de vendas.

O uso do CRM no Marketing possui como principal vantagem a antecipação às necessidades do cliente. Se a empresa conhece o comportamento e prevê o que o cliente buscará, fica mais simples traçar estratégias de captação e, ainda assim, escolher os melhores canais para isso.

3 vantagens de integrar o CRM ao Marketing

Mas, essa não é a única vantagem. Descubra, a seguir, outras possibilidades vivenciadas ao integrar o CRM ao seu departamento de Comunicação e Marketing.

Visão global das equipes de Vendas, Comunicação e Marketing

Para que uma estratégia de marketing seja criada, ela deve – necessariamente – considerar dados e ações efetivados pela área Comercial e de Comunicação. 

Possuir uma visão global e integrada de todos os departamentos contribui com o alinhamento de estratégias, tornando-as ainda mais eficientes. Neste caso, o CRM atua unificando as metodologias e caminhos traçados pelos times da área Comercial e de Relacionamento.

Se você deseja melhorar as suas estratégias e aprender alguns novos conceitos, considere fazer cursos online, como o Curso Online Marketing, do Educamundo. Com mais de 1.200 opções, o portal é referência em cursos online com certificado em 23 áreas do conhecimento!

Automação de Marketing

Criar uma estratégia de marketing automatizada reflete na aquisição de novos clientes de maneira assertiva. Os dados compilados pelo CRM são de grande valor para definição de estratégias de geração de leads e captação de clientes.

Especialmente na fase de nutrição de leads, o CRM oferece informações que permitem a avaliação dos perfis dos clientes, destacando os que estão mais suscetíveis a compra do produto ou serviço.

Acompanhamento e adaptação de estratégias

Embora todo negócio deva ser acompanhado de um bom planejamento, nem sempre as ações saem como deveriam. Neste cenário, a empresa precisa estar pronta para modificar a estratégia original, considerando as informações de cada processo.

Aqui, o uso do CRM é importante em dois aspectos primordiais: o acompanhamento de cada passo do processo e das informações geradas em cada um destes passos.

Um exemplo simples pode auxiliar na compreensão. Suponhamos que após algumas análises, seja identificado que determinado produto não teve mais grandes saídas. Em contrapartida, tal produto não foi divulgado nas redes sociais, como os demais produtos.

Neste cenário, o time de Marketing será capaz de modificar a estratégia, implementando a divulgação do produto para tentar reverter o nível negativo das vendas.

Se o Marketing não tivesse acesso às informações, as chances de rever o processo de divulgação dos produtos seriam praticamente nulas. Avaliar os dados através de um CRM é imprescindível para a criação de novas estratégias.

E então, viu como é interessante considerar a integração de um CRM a sua estratégia de Comunicação e Marketing? Se tiver qualquer dúvida sobre o uso da ferramenta, entre em contato conosco!

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *